sábado, 9 de novembro de 2013

Uso de ferramentas digitais na educação #edc287 - Atv. 04


Há muitos ganhos no uso das tecnologias, mas seu uso requer preparo, estudo e incorporação pensada e gradual, sem sobressaltos e precipitações. Isso evita os erros e desvios ao mesmo tempo em que encaminha para uma jornada mais segura e certa quanto aos resultados obtidos.Segundo Pierre Levy, que é um dos mais renomados estudiosos da área, não há prejuizos no uso de ferramentas digitais em sala de aula. Mas, apesar disso, temos de tomar alguns cuidados.
Vejamos:

  1.    É preciso saber o que é , como funciona e que recursos podem ser utilizados em sala, além das características e funcionalidades da tecnologia que são úteis para o trabalho.
  1. Os aplicativos ou softwares instalados precisam ser conhecidos quanto ao manuseio, uso e aplicação com foco no trabalho educacional. 
  1. Planos de ação relacionando aulas, conteúdos, trabalhos, tarefas, projetos, materiais didáticos como livros ou cadernos com as ferramentas digitais é de suma importância. Fazer a lição de casa, neste sentido, para o professor, significa ter anotações claras do andamento do curso e das perspectivas relacionadas à interseção entre tudo o que está acontecendo com o uso das tecnologias.
  1. Todo e qualquer projeto que utilize ferramentas digitais precisa ser bem explicado e ter, ao mesmo tempo, previsão de produção por parte dos alunos.O processamento da informação, com auxílio de tecnologias, requer do educando leitura, reflexão, escrita, análise, argumentação, comparação e elaboração de próprio punho.

http://cmais.com.br/educacao/ferramentas-digitais-em-sala-de-aula-ganhos-ou-prejuizos

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