Literatura

Releituras

Chapeuzinho Vermelho


Original - Conto camponês. (Removi do blog por ser impróprio e muitos alunos participarem do site.)
Filme:Assistir A garota da Capa Vermelha
Versão de Chico Buarque: Chapeuzinho Amarelo
Versão dos Irmãos Grimm: Chapeuzinho Vermelho
Versão de Walcyr Carrasco: Chapeuzinho Vermelho e Outras Histórias
Música Infantil: Quem tem medo do Lobo Mau
Música - Mc Leandro: Pela estrada a fora...
Música - Ivete Sangalo: Lobo Mau, au, au...
Música - Sandra de Sá: Lobo Mau

Em breve novas releituras!

A moreninha


Três jovens rapazes, Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão à Paquetá. Todos estão animados para a viagem, menos Augusto. Filipe comenta da presença de suas primas e sua irmã na casa da avó e propôs um desafio ao amigo: se Augusto não se apaixonar por alguma das moças, deverá escrever um romance sobre a sua história.


Augusto ri ao ficar sabendo que o namoro de Fabrício e D. Joaninha não vai nada bem por ela exigir coisas absurdas do rapaz, como usar lenços cor-de-rosa em bailes para combinar com a fita do cabelo dela. Ele sempre foi o conselheiro de Fabrício durante o romance. Chegando em Paquetá, os rapazes começam a se provocar para ver se Augusto, tido como inconstante no amor, conseguiria uma namorada.


Depois de várias provocações e conversas não muito agradáveis para ele, apenas D. Ana não o isolou. Todas as outras moças não quiseram mais saber de Augusto. Neste passeio, os dois conversam sobre amores passados e decepções. Ana conta para Augusto que a gruta, na qual eles estão conversando, existem poderes mágicos, especialmente na água. Quem beber dela será capaz de adivinhar os sentimentos alheios e não sairá da ilha sem se apaixonar.


De repente um grito chama a atenção de todos da casa. Foi D. Carolina, a Moreninha, assustada ao ver D. Paula caída ao chão, quem gritou.  À noite deste dia, todos foram a um sarau. Augusto dançou e jurou amor eterno à todas as moças e encontrou vários bilhetes no paletó para encontros em frente à gruta. Chegando lá ele encontra todas elas que brigam com ele. Augusto conta das conversas das moças que tinha ouvido. Apenas D.Carolina, a irmã de Filipe fica e os dois conversam e no decorrer da história se apaixonam.

* Leitura coletiva nos 8º e 9º anos durante a 2ª unidade. Todos os dias iremos ler um trecho de "A Moreninha".

 
Comédias para se ler na escola - Luís Fernando Veríssimo


Este livro irá embalar os últimos minutos de nossas manhãs nos 6º e 7º anos.
Sejam bem vindos as nossas "Quinta da Crônica"!! Vai ser muito bom! ;)






















Filhos brilhantes, alunos fascinantes


Um livro que realmente fascina, principalmente, pelo fato de retratar situações que acontecem em sala de aula e o papel do professor neste ambiente.


Histórias que deveriam ser lidas por todos os professores e alunos do mundo!


O áudio-book deste livro será apresentado aos meus alunos durante uma aula especial. Acredito que esta aula poderá mudar todo um contexto de aprendizagem e fazer com que esse ano tenha o máximo de rendimento possível.