segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FUNCEB e Funarte oferecem oficinas gratuitas de artes visuais e circo


Estão abertas inscrições para cinco cursos que disponibilizam um total de 110 vagas e ampliam ações de formação artística na Bahia
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), abre inscrições para oficinas gratuitas nas áreas de artes visuais e artes circenses para interessados em conhecer e desenvolver suas aptidões nestas linguagens. Ao todo, 110 vagas são oferecidas, ampliando as ações de formação artística na Bahia. Cada um dos cursos tem critérios específicos de participação e todos exigem apresentação de formulários de inscrição, disponíveis para download no final deste texto.
Em artes visuais, antigas técnicas fotográficas são exploradas de novas formas na oficina Fotografia Vernacular & Fotopintura. Em circo, quatro cursos – três deles em diferentes locais de Salvador e um em Camaçari – englobam técnicas de tecido, lira e trapézio, acrobacia, tranca e icários. As aulas vão acontecer durante o mês de setembro, em distintos períodos e horários.
ARTES VISUAIS
A oficina Fotografia Vernacular & Fotopintura, ministrada por Titus Riedl, faz parte do programa de formação da Coordenação de Artes Visuais e do Centro de Formação em Artes da FUNCEB, local onde acontecerão as aulas, entre 24 a 30 de setembro (nos dias úteis, no turno vespertino; no final de semana, nos dois turnos). A atividade pretende mostrar formas diferentes de lidar com a fotografia através de técnicas tradicionais e populares como fotografia lambe-lambe, fotografia de monóculos, lonas pintadas, fotografia votiva e, sobretudo, fotopintura.
Com 20 vagas, o curso dirige-se a fotógrafos, artistas visuais, pesquisadores e estudantes da área. Para se inscrever, o interessado deve enviar o Formulário de Inscrição exclusivamente via internet, para o e-mailartesvisuais.funceb@gmail.com, até o dia 6 de setembro. As vagas serão ocupadas por ordem de recebimento e, caso necessário, será criada uma lista de suplência.
Esta realização é resultado de uma proposta de parceria do Centro de Artes Visuais (CEAV) da Funarte, cujo projeto Desafios Contemporâneos: Oficinas sobre Artes Visuais leva profissionais das artes a diversas cidades brasileiras, com o intuito de promover um intercâmbio entre os saberes do campo das artes visuais no país.
ARTES CIRCENSES
A inscrição para a Oficina de Tecido, na cidade de Camaçari, é a única que deve ser feita exclusivamente no local das aulas, o Teatro Cidade do Saber, onde os interessados devem se apresentar até o dia 31 de agosto. Este curso, com a instrutora Aline Amado, é voltado para artistas iniciantes ou com conhecimento básico e visa à formação e/ou qualificação em balé aéreo, que trabalha com força, equilíbrio e movimentos no aparelho de tecido. Com 20 vagas, as aulas acontecem nos dias 1º, 2, 4 e 6 de setembro (no sábado, à tarde; nos outros dias, nos dois turnos).
Já as inscrições para as três oficinas em Salvador podem ser feitas via e-mail (através do endereço circo@funceb.ba.gov.br) ou presencialmente, nos locais das aulas ou na sede da FUNCEB. Na Oficina de Lira e Trapézio, ministrada por Milena Gouvêa, com 20 vagas, será possível realizar movimentos corporais através de equilíbrio, força e habilidades específicas na realização dos truques, aprendendo técnicas para os dois aparelhos. O Circo Maravilha, em São Gonçalo, será a sede do curso, que transcorre entre 10 e 14 de setembro, nos dois turnos. Artistas iniciantes ou com conhecimento básico podem se inscrever até 7 de setembro.
Na Oficina de Acrobacias, com o professor Antonio Marcos, os participantes vão aprender algumas técnicas para iniciação a saltos através de trampolim e plintos, na execução de rolamentos, paradas, reversões e outros truques. Também voltada a iniciantes e artistas com conhecimento básico, o curso, com 30 vagas, acontece no Centro de Formação em Artes da FUNCEB (Pelourinho). As inscrições vão até 7 de setembro e as aulas, de 11 a 15 de setembro, são no turno vespertino.
Por fim, a Oficina de Tranca e Icários, única que exige conhecimento médio ou avançado em artes circenses, permitirá aos participantes a manipulação com os pés e mãos (antipodismo) de objetos e aparelhos, além do aperfeiçoamento de acrobacias em duplas. Ministradas por Roberta Justen, as aulas acontecerão de 24 a 28 de setembro (quatro dias à tarde e um dia à noite), no Espaço Xisto Bahia (Barris), com 20 alunos. As inscrições vão até 17 de setembro.
Oficinas de Artes Visuais e Artes Circenses
Realização: FUNCEB/ SecultBA/ Funarte/ MinC
Informações Artes Visuais: (71) 3324-8519
Informações Artes Circenses: (71) 3324-8517
Fotografia Vernacular & Fotopintura
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 6 de setembro
Onde: exclusivamente via e-mail, pelo endereçoartesvisuais.funceb@gmail.com
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Fotógrafos, artistas visuais, pesquisadores e estudantes da área
Número de vagas: 20 alunos
= AULAS
Quando: 24 a 30 de setembro (segunda a domingo)
Horários: segunda a sexta, 14h às 19h; sábado, 9h às 12h e 14h às 18h; domingo, 9h às 12h e 14h às 17h
Onde: Centro de Formação em Artes da FUNCEB (Pelourinho)
Oficina de Tecido
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 31 de agosto, 9h às 12h e 13h às 17h
Onde: exclusivamente no local das aulas: Teatro Cidade do Saber (Camaçari)
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Artistas iniciantes ou com conhecimento básico
Número de vagas: 20 alunos
= AULAS
Quando: 1, 2, 4 e 6 de setembro (sábado, domingo, terça e quinta)
Horários: sábado, 15h às 17h; domingo, terça e quinta, 9h às 12h e 14h às 17h
Onde: Teatro Cidade do Saber (Camaçari)
Oficina de Lira e Trapézio 
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 7 de setembro
Onde: via e-mail (pelo endereço circo@funceb.ba.gov.br) ou presencialmente, na sede da FUNCEB (Pelourinho) ou no local das aulas
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Artistas iniciantes ou com conhecimento básico
Número de vagas: 20 alunos
= AULAS
Quando: 10 a 14 de setembro (segunda a sexta)
Horários: 10h às 12h e 13h às 15h
Onde: Circo Maravilha (São Gonçalo)
Oficina de Acrobacias 
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 7 de setembro
Onde: via e-mail (pelo endereço circo@funceb.ba.gov.br) ou presencialmente, na sede da FUNCEB (Pelourinho) ou no local das aulas
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Artistas iniciantes ou com conhecimento básico
Número de vagas: 30 alunos
= AULAS
Quando: 11 a 15 de setembro (terça a sábado)
Horários: 14h às 18h
Onde: Centro de Formação em Artes da FUNCEB (Pelourinho)
Oficina de Tranca e Icários
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 17 de setembro
Onde: via e-mail (pelo endereço circo@funceb.ba.gov.br) ou presencialmente, na sede da FUNCEB (Pelourinho) ou no local das aulas
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Artistas com conhecimento médio ou avançado
Número de vagas: 20 alunos
= AULAS
Quando: 24 a 28 de setembro (segunda a sexta)
Horários: 14h às 18h, com exceção do dia 26 de setembro, que é das 18h às 22h
Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)
Exemplo de Tranca e Ícaros (Youtube)
BAIXE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO DO SEU INTERESSE NO SITE:


Nenhum comentário: